Último dia para conferir exposição sobre a ditadura militar

Padrão

Em busca do passado recente da América Latina, ocorre a exposição “Onde a Esperança se Refugiou”, desde o dia 26 de abril, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.  A mostra organizada pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) apresenta documentos, fotografias, painéis, além de vídeos e áudios, tratando dos regimes militares instaurados na América Latina durante o Século XX. Situado no andar térreo da Usina, o evento se encerrará no domingo, 05 de maio.

A exposição apresenta um panorama da sociedade durante o período compreendido entre 1964 e 1990, através de um acervo composto por mais de 2 mil fotografias.

Dividida em 5 eixos, a mostra apropria-se de poemas e citações de autores renomados como Carlos Drummond de Andrade, José Saramago e Ferreira Gular para apresentar o tema aos visitantes.  A coordenação é da Mescla Eventos, curadoria de imagens e conteúdo da Estação Filmes e cenografia da Hestúdio.  Realização do Ministério da Cultura – Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras e Cia. Energética Rio das Antas (Ceran), apoio da Prefeitura de Porto Alegre/Usina do Gasômetro, Arquivo Histórico de São Paulo e Arquivistas Sem Fronteiras/Brasil.

Inicialmente ocorre a exibição de vídeos e fotografias sobre os aspectos nacionais e internacionais no início do período ditatorial, logo após a Segunda Guerra Mundial.  Seguem exibições de casos que ficaram conhecidos no período e demonstrações de métodos e instrumentos de tortura utilizados pelos opressores. Um painel com o rosto de 366 vítimas brasileiras da operação Condor, acompanhado de uma locução, menciona todos os nomes, idades e local do desaparecimento.  Recebem destaque também os cartazes da Anistia Internacional e uma linha cronológica ilustrada das ditaduras no Paraguai, Uruguai, Chile, e Argentina. Ao final, atenção especial para as comissões da verdade e suas cronologias na América Latina.

Os  Cinco Eixos da Exposição

  • Eixo 1 – Contexto Político Brasileiro e Latino Americano
  • Eixo 2 – A Ditadura Militar no Brasil
  • Eixo 3 – O Movimento de Justiça e Direitos Humanos
  • Eixo 4 – Transição Política no Cone Sul – Anistia/Redemocratização
  • Eixo 5 – Políticas da Memória

Texto e fotos por: Jean Peixoto

Postado originalmente em: www.gravataivirtual.com.br

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s